segunda-feira, 18 de março de 2019

10 anos de blog!!!!


Oi pessoal, tudo bem?
Há 10 anos eu sentei no canto do sofá de casa e comecei esse blog. Hoje, com outro computador, outro sofá, sigo sentando no canto (melhor lugar sempre) pra escrever sobre esses 10 anos de blog.
Esse espaço online é tão importante pra mim que nem sei dizer direito o quanto eu gosto de estar aqui. O quanto eu me sinto próxima de todos vocês que leem, comentam e torcem por mim, cada vez que eu abro uma nova postagem aqui no blog. O quanto eu penso nos emails, mensagens que vocês me enviam diariamente.
Mas, vamos lá, afinal, tenho ensaiado esse texto desde que começou o ano e eu percebi que faríamos 10 anos.
Sabe, quando eu comecei a escrever aqui não imaginava onde escrever sobre as minhas experiências me levaria. Nem no melhor dos meus sonhos eu estaria onde estou hoje. A vida foi me surpreendendo com pessoas incríveis, histórias maravilhosas, desafios impensáveis. E muito disso chegou pelo blog.
Primeiro as amigas e amigos que foram se chegando e hoje eu chamo de família. Família espalhada pelo mundo. Família que aos poucos vou descobrindo o tamanho do abraço. Cada viagem que faço vou abraçando um pedaço dessa família linda, que me emociona e me arrepia só de pensar em cada um de vocês.
Se há 10 anos alguém me falasse que hoje eu seria doutora no assunto doenças e internet, que eu teria minha própria casa, minha própria família, um filho lindo de viver, um marido extraordinário (e esclerosado), que eu trabalharia numa organização com pessoas que eu admiro demais (sério, que time!), estaria melhor fisicamente do que antes do diagnóstico, mais madura, mais leve, menos perfeccionista, menos culpada e muito, muito, mas muito mais feliz... não sei se eu acreditaria.
Mas é assim que me vejo 10 anos depois da criação do blog. Do blog que muitos falaram que não duraria nem um ano. Do blog que outros disseram que eu não aguentaria escrever. Do blog que foi me trazendo cada uma dessas coisas, pouco a pouco. E que eu recebi, com muita gratidão e amor.
Uma das coisas que eu sempre acreditei é que, quando estamos abertos as coisas boas, elas chegam. Assim como, se estivermos abertos só as coisas ruins, elas também chegam. Talvez por eu sempre acreditar que, por trás de cada coisa ruim tem um milhão de possibilidades boas, acabei chegando a lugares físicos e emocionais que jamais pensei.
E o mais legal, é que sempre me senti acompanhada por muitas pessoas. Pessoas que chegaram aqui no início e continuaram. Pessoas que passaram, tiveram uma participação intensa por um tempo e depois sumiram. Pessoas que vem e vão conforme veem necessidade. Pessoas que me fizeram ser quem eu sou hoje. Com uma coleção de histórias que foram me formando de diversas formas.
Compartilhar a minha vida foi a melhor escolha que eu fiz, não tenho dúvida disso. E por isso, continuarei compartilhando, mesmo que não seja todo dia como era no início. Porque eu me sinto mais feliz fazendo isso e, acredito, posso trazer alguma coisa bacana pra vida de outras pessoas também.
O sentimento que tenho por esse espaço virtual de escrita é de uma gratidão sem tamanho. O blog que virou canal no youtube, que virou instagram (tem conteúdo exclusivo lá, viu), que virou Esclerose Múltipla e Nós com o Jota e o Chico. Enquanto escrevo, meu rosto fica molhado com as lágrimas das lembranças de tudo que vivi nesses 10 anos. Obrigada por estarem comigo!
Fazendo um balanço, nesses dez anos, me mudei de cidade e depois duas vezes de casa, sendo que uma dessas foi pra morar na minha casinha, comprada por mim e pelo Jota (e todos que ajudaram também) para formar nossa família. No começo tinha um namorado, depois fiquei solteira mó tempão, fiz festa pra caramba e conheci o Jota, que hoje é meu parceiro de vida. Eu era bacharel em comunicação, fiz mestrado, doutorado e pós doutorado nesse tempo. No mestrado e no doutorado reconheci amigos e amigas que levo pra vida. E tenho mestres daqueles que digo "quero ser assim quando crescer". Conheci o Gustavo, com ele e a AME criei um time de blogueiros que morro de amores por e faço parte da AME desde seu início, o que me mata de orgulho também. Agora estou na AME e na CDD - Crônicos do Dia a Dia, um lugar lindo que me brilha o olhar só de falar, porque falamos das mais diversas condições crônicas nesse espaço.
Aprendi a ser a mulher que sou hoje, me aproximando do movimento feminista, o que me trouxe mais leveza para os dias, mas também mais responsabilidade na luta diária. Deixei de ser tão perfeccionista, deixei as culpas pra trás, aprendi a lidar com os estresses da vida e isso me ajudou muito a estar tão bem, física e emocionalmente hoje. Troquei diversas vezes de remédio nesses anos, menos o Avonex, que me acompanhou até mês passado e pra quem dou adeus agora, amando e odiando ele, sempre. Da coleção que remédios que eu tomava há 10 anos, me livrei de praticamente todos, agora só esperando a chegada do Tecfidera, que será meu novo parceiro.
Sem dúvida, a minha experiência mais importante nesses 10 anos foi a de gerar uma vida dentro de mim e descobrir um força, uma potência, um amor que eu jamais saberia se não fosse mãe. Ter o Francisco com a gente nesses últimos 2 anos (quase 3 contando a gravidez) me faz pensar como eu vivi sem ele antes. Hoje absolutamente nada é mais importante do que ele na minha vida. E dizer isso não é pesado, nem difícil, nem um lamento. É simplesmente a maior alegria dos meus dias. Entendo quem não quer ter filhos. Mas eu nasci pra ser mãe.
Foram os 10 anos mais intensos, de maior aprendizado e mais felizes da minha vida.
Que os próximos 10 sejam de mais alegrias ainda!
Algumas pessoas me cobraram uma festa de aniversário do blog. Vocês sabem, eu amo junção e festa, então, se me ajudarem a organizar, até o fim do ano sai uma festa sim. Mas sozinha tá difícil, então, podem se manifestar aí galere!
Outra coisa que me cobram há muito tempo é um livro. Bem, na verdade já tenho dois livros prontos que foram submetidos à algumas editoras mas até agora nenhuma quis publicar sem que eu tivesse que dar um carro (ou um rim) pra que isso fosse possível. Então, se alguém aí tiver contato com pessoal de editora, pode me passar que será bem vindo. Pela primeira vez estou levando à sério a pergunta "e o livro sai quando?".
Até mais!
Bjs

11 comentários:

  1. Nossa, eu peguei o tempo do blog ainda bebê!
    Em abril faço 9 anos de diagnóstico.
    Nesses anos todos, sempre que tem coisa nova, e tenho tempo, passo por aqui =D

    ResponderExcluir
  2. Nosso cantinho amado está de aniversário!
    Obrigada e parabéns Bruna!
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruna!
    Parabéns por esse espaço tão rico. As suas reflexões transcendem as questões que envolvem a esclerose múltipla e trazem para o seu público a possibilidade de repensar a vida e a significação do que acontece durante ela.
    Leio o seu blog há anos, após o diagnóstico de uma pessoa conhecida,e digo a você: morro de saudades quando você fica mais tempo sem escrever.
    Que a sua vida e da sua família seja recheada de boas surpresas, muita luz, paz e sabedoria.
    Você é uma grande mulher! Parabéns!
    Ass.: Luciana Marques (luciana.cecane@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Bruna parabéns por sua conquista e todas as bençãos alcançadas. Te desejo que a cada dia uma nova boa surpresa chegue em seu caminho. Felicidades a você e toda família, bjs

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo aniversário, Bruninha! Suas palavras nos ajudam muito, seu otimismo é contagiante, uma luz em tanta luz.

    Que venham mais alegrias na próxima década.

    Um forte abraço.

    José & Bojana

    ResponderExcluir
  6. Esta festa tem que ser virtual ou física? Porque eu adoro planejar eventos! Só me falar o que precisa: vai ter comida? Música?

    ResponderExcluir
  7. Desejo toda a felicidade do mundo pra você!👏👏💖

    ResponderExcluir
  8. Olá, você já ouviu falar no protocolo Coimbra? Se sim, o que acha?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, acabei de achar o blog na internet, estou desesperada, pois minha irmã caçula de 25 anos, acabou de ser diagnosticada com esclerose múltipla, não sei o que fazer pra ajudar, o que falar, ela e muito nova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia muito sobre o assunto, mas nunca se desespere com o que você lê de outros casos. Na EM cada caso é único. Quando fui diagnosticada entrei em desespero achando que logo não conseguiria mais andar ou enxergar. Já se passaram 8 anos desde então e nunca mais tive surtos. Fiz tratamento com interferon por um ano no início, mas não suportei os efeitos colaterais e fiz tratamento com mega doses de vitamina D por 4 anos, mas diante da falta de comprovações científicas também parei. Estou à 4 anos sem qualquer tratamento e sem sinais da doença, a não ser os clássicos como fadiga, problemas de memória, dormências, etc... Não será fácil pra ela. Ainda não é fácil pra mim. Quanto mais tempo passo sem sinal da doença mais perto sei que estou do próximo surto, afinal não tem cura... Se quiser ajudá-la se informe e deixe-a desabafar com você. Incentive ela a tomar um antidepressivo também. Ajuda a aguentar a barra

      Excluir
  10. Quiero agradecer al Dr. Pedro, un oficial de préstamos que me ayudó con un préstamo para expandir mi negocio de ropa a una tasa de interés del 2%. El Dr. Pedro está trabajando con una compañía de préstamos que otorga préstamos internacionales a empresas e individuos. Cualquiera puede contactarlo en su correo electrónico: pedroloanss@gmail.com

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.