sábado, 21 de maio de 2016

Que merda é essa Zero Hora?



Hoje, o infeliz do jornalista Flávio Tavares usou a doença Esclerose Múltipla para falar da política nacional.
Fiquei com raiva, com vontade de ir até a Zero Hora e perguntar pros editores como eles podem deixar algo assim ser publicado.
Me contive. Escrevi um comentário na página de Zero Hora e compartilho minha indignação com vocês, para que todos comentem lá também.
Se a EM não tem cura, a ignorância tem
Texto da ZH: http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/noticia/2016/05/a-esclerose-multipla-5806355.html
Meu comentário:
Senhor FlávioTavares, se o senhor fosse menos ignorante e tivesse a decência de entender que esclerose múltipla é uma doença crônica, do sistema nervoso central, que acomete jovens em idade produtiva e nada tem a ver com política ou comportamentos imorais, o senhor não estaria ofendendo 30 mil brasileiros que tem essa doença e lutam diariamente para ter reconhecida sua condição. 
Aliás, dia 25 de maio é Dia Mundial da Esclerose Múltipla, um ótima oportunidade pro senhor tomar conhecimento sobre essa patologia. Eu a tenho desde os meus 14 anos, e luto diariamente no meu blog (Esclerose Múltipla e Eu) e na ONG que trabalho (Amigos Múltiplos pela Esclerose), para que bobagens como a que o senhor escreveu sejam estirpadas.
Em minha tese de doutorado em educação, verso em muitas páginas sobre a ignorância das pessoas sobre as doenças, sobre o uso errado que se faz do nome de doenças para designar problemas morais da sociedade. Diz-se que a política é o câncer da sociedade, que a corrupção avança como um vírus e agora o senhor usa o nome da doença que eu carrego para falar do momento político do país.
Para o seu conhecimento, a Esclerose Múltipla não afeta a capacidade mental e intelectual de quem a tem. Ela pode nos tirar os movimentos do corpo, a visão, o equilíbrio, a destreza dos movimentos, mas também pode nos dar uma compreensão de que com a doença do outro não se brinca. Nem se usa o nome de uma doença de forma leviana e desrespeitosa como o senhor fez hoje.
De múltiplo no seu texto, apenas a sua ignorância e desrespeito. Espero que nenhum dos seus tenha uma doença como essa. Não é fácil conviver com ela. Não é fácil levar uma vida com ela. E se torna ainda mais difícil quando uma pessoa, que tem o privilégio de escrever em uma página de jornal, escreve de forma completamente errada sobre ela.
Lendo seu texto, me pergunto: o que está pior no Brasil, a política ou o jornalismo, que não se presta nem a ir atrás das palavras que escreve antes de publicar?
Se o senhor não sabe, as palavras tem poder. Tem o poder de informar e o de ofender. De exaltar e de machucar.
Faça um favor a todos nós, releia seus textos antes de publicar e vá atrás de informação de qualidade. A esclerose múltipla não tem cura, mas a ignorância sim!

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Semana nove - sobre medos

Oi gentes, tudo bem?
Por aqui tudo bem! Sinto um pouco de falta de escrever no blog. Mas estou acabando de escrever a tese, então, mês que vem volto a escrever mais por aqui.
Por enquanto, vou deixando os vídeos da nossa gravidez, semana a semana. Hoje falamos um pouco sobre os medos que nos rondaram antes de engravidarmos.
Confere aí:


Até mais!
Bjs

domingo, 8 de maio de 2016

Nossos filhos vão ter Esclerose Múltipla?

Oi querid@s, tudo bem com vocês?
Comigo tudo ótimo!
Meu primeiro dia das mães como mamãe... mesmo com o bebê na barriga, sinto que uma mãezinha já nasceu dentro de mim. E teve até presente! hehehehe
Pra vocês, de presente, mais um vídeo do EMeoBebe, respondendo a pergunta que mais ouvimos nos últimos tempos: os filhos de vocês vão ter EM?
A verdade é que pouca importa, porque resolvemos ser pai e mãe do filho/filha que vier.
Confere o vídeo e deixa tua opinião pra gente também!



FELIZ DIA DAS MÃES!!!!
Até mais!
Bjs!!!!

sábado, 7 de maio de 2016

Quem tem esclerose, pode engravidar?

No vídeo das 07 semanas a gente comenta sobre poder, o que fazer, como fazer com a medicação...
curte aí: