quinta-feira, 31 de março de 2011

Recuperação rápida

Oi queridos, tudo bem?
Ontem foi o dia da minha segunda injeção. Não, não se preocupem, não vou fazer do blog o meu diário de injeções, até porque, o laboratório me deu um de papel...hehehe.
Mas essas primeiras são mais especiais. Então, não prometo não contar nada sobre elas. Pois então, ontem foi a segunda. A de ontem eu senti a agulhada, mas nada de absurdo, só um "piczinho" mesmo. Também, a Lourdes (enfermeira e a mais nova amiga de infância da família) tem mãos de anjo pra aplicar. Semana que vem é que vamos tomar um "sivirol" e tomar sem a Lourdes. Mas tenho certeza de que vai dar tudo certo. Eu digo vamos porque parece que toda a família toma a injeção. Até os gatos ficam paradinhos, olhando como que a coisa acontece.
Então, na semana passada eu passei malzinha. Fiquei cansada, meio zonza, etc. Hoje eu acordei tarde (mas não preciso de remédio ou doença pra isso) sem sentir quase nada de estranho. Quase nada porque uma lezeirinha dá. Mas, pra vocês verem o quão bem eu fiquei, fui a uma aula de dança de salão agora de noite.
Fui meio apreensiva, pensando que podia ficar zonza e talz. Mas que nada, suei horrores de tanto tentar dançar. Tentar né, porque primeira aula de forró e salsa não é bolinho não. Tadinho do meu colega, que teve que dançar com quem só sabe ir dum lado pro outro. O mais importante é que me diverti muito, dei muita risada (dos meus erros, é lógico) e estou me sentindo muito bem agora.
Tenho algumas outras apreensões por conta do Avonex. Mas amanhã eu continuo esse raciocínio, porque agora vou descansar o corpinho.
Até mais!
Bjs

terça-feira, 29 de março de 2011

Quando sua realidade muda...

Oi gentes, blz?
Essa é a semana de videozinhos de bebida. Hoje, uma mais forte: Johnnie Walker.
Não, não gosto de whisky, nem com guaraná. Mas gostei da nova campanha da marca, que traz Gigantes, que, apesar das adversidades da vida, continuaram caminhando (keep walking).
Vi esse comercial ontem à noite e me chamou atenção a última frase: Quando a sua realidade muda, seus sonhos não precisam mudar.
A-do-rei!
Sim, vai ter gente dizendo que isso é impossível. Pois eu digo que tudo é adaptável nessa vida. Já passei por algum perrengue, e até agora não vi nada que não pudesse ser adaptado aos meus sonhos. Talvez dependa também do ponto de vista. Quando se coloca um óculos de lentes vermelhas, o mundo todo fica vermelho e não adianta ninguém falar ao contrário, porque é só isso que você consegue ver. Então, se você é um dos que diz: ah, mas isso não é pra qualquer um. Eu digo, que eu acho que é pra qualquer um que queira olhar a vida de outra maneira. Mais otimista quem sabe.
Curtam o vídeo e, entrem no canal do youtube que tem uma porção de vídeos legais que me ajudam e dizer que o que eu digo não é balela: http://www.youtube.com/johnniewalkerbrasil


Até mais!
Keep walking!
Bjs

segunda-feira, 28 de março de 2011

Dia de festa

Oi queridos, tudo bem?
Vocês não vão acreditar, mas o blog fez aniversário e eu esqueci. Dia 11 de março esse singelo espaço no mundo virtual fez 2 anos... e ninguém pra me ajudar a lembrar né...hehehe
Mesmo com atraso, gostaria de dizer que foram 2 anos maravilhosos. Nesse tempo fiz grandes amizades (mesmo que muitas ainda estejam só no virtual), falei um monte de bobagens, disse tudo que tinha vontade, xinguei e abençoei minha EM, tudo na companhia de vocês.
E nossa família foi crescendo. De alguns seguidores (minha mãe, por exemplo), temos 317 seguidores... 317. É muita gente. E acho que posso dizer que não lendo as minhas palavras apenas, mas as palavras de toda a "família do blog", que comenta e conta suas experiências por aqui também.
Não quero ser presunçosa, mas acho que ajudei um bocado de gente aqui também. O que me deixa extremamente feliz. Afinal, não vim nesse mundo a passeio e não deve ser por acaso que me deram a EM de presente, junto com minha inteligência e vontade de viver, me realizar e ser feliz.
Às vezes eu penso: será que essas coisas triviais que acontecem comigo são mesmo interessantes pra alguém? Será que eu não deveria parar? Será que não é exposição demais, como alguns me dizem por aí?
Sempre que penso nisso recebo algum email ou comentário me incentivando a continuar. Porque às vezes, o que a gente precisa não é de alguém passando a mão na nossa cabeça, mas de alguém com uma história parecida com a nossa, que reage normalmente, que sente raiva, medo e angústias. E é isso que eu conto por aqui. Mas como sou cronicamente feliz, tudo isso vem acompanhado sim da minha alegria.
E de exposição, eu não tenho medo não. Sempre achei, e continuo achando que o preconceito é vencido com entendimento e conhecimento. E se eu, que tenho EM, não tiver coragem de falar sobre isso abertamente, as pessoas continuarão na ignorância.
Muito obrigado a todos pela companhia nesses dois anos. Acho difícil imaginar minha vida sem vocês.
Um agradecimento especial aos meus amigos Jairo e Lak, que também contam suas histórias em seus blogs, me ajudando a sorrir sempre.
Ah, e antes que eu esqueça, meus parabéns à minha amiga (ainda virtual) Karen Silveira, que fez aniversário essa semana e que eu não pude participar da festa. Muitas felicidades!!!
Ah, mais uma ideia, esse ano vou fazer um encontro dos portoalegrenses que curtem o blog. Preciso conhecer vocês, pra dar um forte abraço em cada um (pode ser até um chimas na Redenção, num domingo de tarde). Se não der pra ser antes do meu aniversário, faço uma festinha no meu niver e puxo a orelha de quem não for... hehehe
Até mais!
Bjs

domingo, 27 de março de 2011

Uma semana positiva...

Oi queridos, blz?
Antes de voltar aos posts sobre injeções, remédios e blablabla, uma pausa para um vídeo lindo da Coca-cola. Não, não estou ganhando Coca de graça pra falar disso... nem precisa né. Além de adorar Coca-Cola, adorei a nova campanha, por um mundo mais otimista e com pensamentos positivos.
Comecem bem a semana, curtindo esse vídeo e essa versão linda de Whatever, do Oasis, na voz de crianças:

quinta-feira, 24 de março de 2011

Encarando a droga injetável

Oi gentes, blz?
Comigo está tudo ótimo!
Bom, vamos lá, vou contar tudo sobre minha nova experiência com drogas injetáveis.
Ontem já acordei ansiosa. Fui tirar sangue para ter um hemograma pra comparar com o depois da medicação. Ou seja, meu dia começou com agulhas. Mas tudo bem, porque eu gosto de tirar sangue (deve ser meu gene vampiro).
Cada hora que passava, mais ansiosa eu ficava. Entretanto, meu corpo tem uma reação muito curiosa quando eu fico nervosa. Eu fico com sono. Ao contrário da maioria das pessoas que aceleram o coração, eu fico com um sono danado. No fim das contas, isso é bom, porque eu relaxo. E fazer injeção relaxada é bem melhor do que com o corpo tenso né.
Eu marquei às 17h para a enfermeira chegar, e às 14h chegou meu kit injeção via correio. Aquele que eu achei que vinha até passagem pra Disney. Bom, não tinha passagem pra Disney, mas tem uns brinquedinhos bem divertidos: duas mochilas térmicas (uma do tamanho da caixinha do remédio, outra maior, pra levar cerveja pra praia...hehehe), uma caixinha de algodãozinho com álcool, embalados individualmente, um diário para anotar as injeções, uma revista sobre EM, uma caixinha descarpack, pra jogar as injeções fora e, o mais divertido, uma caixinha coisa mais bonitinha com os curativos prontos.
Depois que chegou esse material todo, fiquei zonza. Zonza de nervosa. Às 16h tomei o Meticorten, indicado pela médica e às 16h40min a enfermeira Lourdes chegou aqui em casa. Adorei ela. Muito querida mesmo. Explicou tintin por tintin da injeção, como guardar, como preparar, etc. Eu prestei bem atenção, e a mãe e a Raquel mais ainda, porque enquanto eu não tomo coragem de me aplicar, elas é que serão convocadas a fazer esse serviço.
Bueno, injeção tirada da geladeira, em temperatura ambiente, era chegada a hora.
Sentei numa cadeira, respirei fundo, e, quando eu pensei em olhar como é que ela colocava a agulha, ela já estava todinha na minha coxa. Não senti absolutamente nada da injeção. Nem quando a medicação entrou. Para quem esperava a dor da injeção, foi muito tranquilo. Porque quando eu tomava o Rebif, sentia dor na hora da injeção e na hora que a medicação entrava. E era uma dor bem ardida. Essa aí eu não senti nada. Não ficou dolorido o local. E hoje eu não sei nem dizer direito onde que foi. Ao contrário do Rebif, não ficou roxo no local.
Comecei a sentir alguma coisa diferente umas três horas depois da injeção. Hora em que eu tomei o Motrim (que é pra eu tomar de 12 em 12h no primeiro dia após a injeção). Senti uma dorzinha de cabeça, um calorão no rosto e os olhos ardendo (muito). Falei isso pra mãe e ela disse que isso é sintoma de gripe. Faz tantos anos que eu não tenho gripe que nem lembrava disso. Um pouco mais tarde medi a temperatura e vi que estava com febre baixa. Mas como já tava na hora de dormir, deitei e dormi tranquilamente.
Hoje dormi atééééé a hora que acordei...hahahaha
Acordei quase ao meio dia com o corpo meio pesado. Mas tudo bem, porque acordar ao meio dia é um sonho de consumo e corpo pesado, bom, ele é pesado mesmo né...hehehe
Estou me sentindo um pouco mais cansada que o normal. Mas acho que foi muito tranquilo, muito bem. E acho que vai ser cada vez melhor. Porque as primeiras vezes sempre dão um efeito mais forte, por ser uma droga desconhecida pelo corpo. Depois, o corpo vai se habituando e vai ficando melhor.
Então, se o pior for mesmo a primeira, com mais efeitos, tô no lucro.
Tá, não vou dizer que é bom também né. Ninguém aqui é doido de achar que tomar injeção uma vez por semana é bom. Mas, já que tem que tomar, que bom que não é nada doído e tem efeitos leves.
Quero também agradecer o pensamento positivo de todos. Recebi muitas mensagens de força pra essa hora. Com certeza fez diferença. Muito obrigado!
Até mais!
Bjs

P.S.: olhem que divertido é o negócinho dos curativos:

quarta-feira, 23 de março de 2011

Primeiríssimas impressões...

Oi queridos amigos, juro que amanhã eu escrevo mais sobre minhas primeiras impressões do Avonex.
Mas como eu recebi inúmeras mensagens me desejando sorte, vão aí algumas novidades:
1. Não doeu absolutamente nada;
2. Ainda estou esperando as reações adversas;
Ou seja. Está tudo muito bem. Só acho que fiquei muito nervosa e dormi mal, então agora estou morrendo de sono...hehehe
Até amanhã!
Bjs

segunda-feira, 21 de março de 2011

Tá chegando a hora...

Oi queridos, tudo bem com todos?
Pois então, o mundo está cheio de preocupações essa semana: guerra na Líbia, Obama no Brasil, quem vai ganhar o BBB... e eu aqui com minha preocupação egoística de como será o Avonex.
A caixinha com as injeções está ali na geladeira. Tão trivial quanto o iogurte que está ao lado dele.
Tô cheia de trabalho pra fazer e a única coisa em que consigo pensar é na injeção de quarta-feira. Já tem dia e hora marcada: 23 de março, 17h.
Liguei para o Programa de atendimento ao paciente da Biogen (laboratório do Avonex) para marcar uma hora com a enfermeira que vem aqui em casa me ensinar como aplicar a injeção. Não sei se vocês já ligaram lá, mas a tiazinha que atende (tri simpática) diz uma porrada de coisas que você vai receber em casa, que vai desde algodão com álcool à uma bolsa especial para carregar o medicamento. Não sei, me perdi no meio das explicações dela e, desconfio que tem até uma passagem pra Disney de tanta coisa que ela disse...hehehe
Ainda não recebi o material, mas a enfermeira vem aqui em casa nessa quarta-feira.
Na quarta-feira da semana passada fui à minha médica, pegar as instruções para a medicação. Adoro consultar com ela. Fico um pouco menos apreensiva.
Ela me deu 3 planos de medicações para tomar junto com o Avonex. O plano power plus, o plano power e o plano light. Ou seja, começo com o mais forte na primeira aplicação e, se não sentir grande coisa, na segunda tomo o plano power e, se ver que dá tudo certo, vou pro plano light.
Eu estou torcendo para que o plano light seja o suficiente. Por dois motivos: 1. Quanto menos remédio, melhor. 2. Pelo custo. Vamos combinar, é um gasto grandinho a mais. E, como dessa vez sobrou mês no final do dinheiro, já sabe...
É engraçado como nosso inconsciente funciona. Porque conscientemente, racionalmente, eu sei que é só mais um remédio. É só uma injeção por semana. Nada mais, nada menos.
Entretanto, não sei se porque detesto injeção, ou porque já tive experiências ruins com imunomoduladores, não tenho dormido direito, comido direito, trabalhado direito, nem pensado direito. Enquanto não tomar essa dita cuja, acho que essa sensação de angústia, medo e ansiedade não passam.
Hoje me acordei com o mundo girando, e nem tinha bebido demais na noite anterior. Dormi tão tensa que minha cervical "endureceu" e não consigo virar a cabeça sem que tudo gire ao meu redor.
Nessas horas eu invejo as pessoas que se preocupam pouco com esse tipo de coisa. Porque eu fico muito brava comigo mesmo por me sentir assim. Digo pra mim mesma: Pôxa vida né Bruna, tu tem muita coisa pra fazer. Te ocupa com teu trabalho e deixa as coisas acontecerem!
Mas ao mesmo tempo eu digo: desculpa, não dá. Não consigo não pensar nas possibilidades do que vai acontecer. Não consigo não pensar nisso.
Me sinto como uma criança pequena nos dias antes de começar as aulas. A gente se prepara e sabe que pode ser bom, mas quando vai chegando a hora vai dando uma ansiedade enorme. Quando eu mudava de colégio, chegava a não dormir na noite anterior pensando em tudo que aconteceria, que seria tudo novo. Eu continuaria sendo a mesma pessoa, mas algumas coisas mudariam. É assim que me sinto agora.
Mas, tem mais uma coisa. Estou me sentindo tão bem, mas tão bem, que tenho medo de tomar esse remédio e ficar doente. Não medo de ter surto, mas de ficar doente no sentido de piorar novamente, ficar novamente mais dependente. Isso me assusta. E me assusta muito.
Desculpa gurizada o meu desabafo. Mas estou um misto de sentimentos que é difícil de explicar. Não consigo falar sobre isso sem encher os olhos d'água. Sim, eu penso na possibilidade de dar tudo muito certo. Mas a incerteza me incomoda. O desconhecido me desafia. E, apesar de gostar de desafios, dessa vez está mais difícil.
Prometo que até quinta-feira conto como foi o encontro com esse desconhecido, que, provavelmente, se tornará um companheiro constante.
Até lá, não canso de ler minha poesia preferida:
"Desistir?
Eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério.
É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas;
mais esperança em meus passos, do que tristeza nos meus ombros,
mais estrada no meu coração, do que medo na minha cabeça"
Obrigado Cora Coralina.
Até mais!
Bjs

quarta-feira, 16 de março de 2011

Foi Show!

Eu sei que a foto tá horrível, mas a Shakira tava ali, linda, cantando!
Oi queridos, tudo bem?
Sim, o show foi ótimo! Sim, Shakira dança muito! Sim, Shakira canta muito! Sim, achei o Ziggy Marley lindo! E, infelizmente, sim, as pessoas são ignorantes e insensíveis!
Explico tudo, por partes.
Ontem fui ao Pop Music Festival, que teve show com Ziggy Marley (o filho do Cara), com Train (só conhecia uma música deles, mas é uma banda boa), Shakira (linda, tudo de bom) e Chimarruts e FatboySlim, que eu não vi, o primeiro por ter chegado atrasada e o segundo porque saí quando começou a rave.
Bom, primeiro a parte boa. Sobre os shows: Uaaaaaaau! Não entendo como aquela mulher, daquele tamanhinho (porque ela é baixinha e magriiinha) consegue cantar e dançar tanto, tão bem e ao mesmo tempo. Ok, senti falta de sucessos antigos, mas foi um showzaço. Melhor momento: versão Shakira de Nothing Else Matters. Simplesmente lindo.
Bueno, a chegada foi uma aventura, porque nos perdemos no caminho. Mas, chegando lá, entrar na PNE foi tranquilo. Minha reclamação à produção do festival: Não tinha estacionamento para a área PNE. Ou seja, estacionamos longe da entrada. Mas tudo bem. Só por ter chegado ao local, já estava bom.
Ah, não contei, dessa vez eu fui com a Raquel de acompanhante, e minha irmã foi com a minha mãe de acompanhante. A "máfia maneca Rocha" foi reunida. Fazer o que se temos duas malacabadas aqui em casa :-P.
Entrar foi tranquilo. O segurança veio cheio de dedos e com toda educação do mundo me pedir o que eu tinha. Ele disse: desculpa moça, eu acredito em você, mas eu preciso de uma comprovação do seu problema.
Claro né, é o trabalho dele. Mostrei a carteirinha de portador de EM e tudo certo. O Sr. Antônio ("nosso" segurança) ficou parceiraço nosso. Nos contando, inclusive, por onde a Shakira ia entrar, que seria muito perto da nossa área, nos deixando à postos pra enxergar tudo de pertinho. Valeu Antônio!
Sr. Antônio, o segurança parceria da área PNE
Agora, o momento triste que mostra a ignorância humana.
Eu estava de pé, perto da cerquinha que nos separava do camarote vip. E vocês acreditam que duas "véias xonhas" estavam reclamando porque os acompanhantes dos cadeirantes estavam de pé, tapando a visão delas? O comentário foi mais ou menos assim: se os cadeirantes querem vir, tudo bem, podem vir. Mas os acompanhantes não podem ficar mais no fundo, não atrapalhando nossa visão, ao invés de ficar do lado dos cadeirantes?
Elas já vinham fazendo comentários ridículos. Mas com esse aí, eu que já estava bufando, tive que abrir a boca (a segurança do meu lado): Senhoras, vocês vão me desculpar, mas só tem um acompanhante por pessoa com deficiência. E, como acompanhantes, elas acompanham as pessoas. Elas vieram para ver o show junto dos seus amigos, familiares, etc. Porque elas teriam que ficar longe uma da outra? E mais uma, vocês duas podem muito bem descer e ir lá perto do palco, nós não. E mais, se vocês estão achando tão boa essa nossa área, atira teu carro num poste que a chance de você ficar com uma deficiência é bem grande.
Aí elas ficaram resmungando. Pararam quando uma moça da segurança, que acompanhou a conversa se colocou exatamente na frente delas. Quando elas reclamaram a moça virou e disse: lamento, é o meu trabalho.
Nessa hora, não aguentei. Ri. Ri mesmo.
As pessoas não entendem que a gente vai com as pessoas pra se divertir? Porque eu não teria o mesmo direito que elas de ficar junto à minha mãe, prima, irmã, etc?
A verdade é que o pensamento dessas pessoas xonhas e ignorantes é: porque essas pessoas não ficam em casa hein?
Porque a gente tem que infernizar a vida dos outros, oras!
E é pelo direito de se divertir, de fazer o que quiser, de namorar, de agitar, que eu abro a boca e reclamo mesmo. Enquanto eu estiver aqui, vai haver área PNE em shows e eu vou estar lá, mostrando que se eu quero, eu posso!
Tô que nem o Zagalo: vocês vão ter que me engolir!
E isso não é uma questão de criar caso. É uma questão de fazer valer os meus direitos.
Como toda manteiga derretida que se preze, chorei em dois momentos. Primeiro, logo que chegamos, olhei à minha volta e tinha as mulheres da minha vida (mamãe, Raquel e Renata) junto comigo ali. Talvez vocês não entendam o que ter a minha irmã ali, naquele momento significa pra mim, mas eu tento compartilhar aqui.
Depois, antes de começar uma festa com a música This time for Africa (aquela do Waka Waka, que tocou na copa do mundo na África), apareceu um vídeo, com crianças africanas falando seus sonhos de ser alguém na vida. Segurei o choro até a hora em que um menino disse: eu quero ir à escola!
Eu sei que parece bobo, mas, além de doer saber que nem toda criança pode ir à escola, vejo numa fala dessas um pouco de esperança no mundo.
Para fechar, nada melhor que a frase de True To Myself (adoooooro), música que cantei quase gritando, junto com Ziggy Marley: "Faça o que tem vontade e não se engane, eu digo / Porque não posso fazer você feliz a menos que eu seja, eu digo, eu digo: Tenho que ser sincero comigo mesmo..."
Sejam felizes!
Até mais!
Bjs

A máfia reunida! P.S.: nunca mais acredito quando vocês falarem que meu cabelo ficou penteado com a bandana do show :-P

segunda-feira, 14 de março de 2011

Todo mundo no Fusca...

Oi gentes, blz?
Hoje lembrei duma imagem que vi na praia, achei muito legal e quero mostrar pra vocês.
Não sei se no resto do país virou moda, mas aqui no Sul quase todos os carros de família estão decorados com uns adesivinhos que representam cada integrante da família. Os bonequinhos são como aqueles que a gente desenhava quando criança, de palitinho (eu desenho assim até hoje). E tem da mamãe à galinha de estimação.
Pois bem, nunca tinha visto à venda, adesivos de malacabado. Quer dizer, já tinha visto o do vovô, que usa uma bengala, que eu disse que ia comprar pra me colocar no meu carro...hahaha.
Então, lá na praia eu vi à venda adesivinhos de cadeirantes, versão de menina e pra menino. Achei uma graça. E, lógico, tirei fotos pra ninguém dizer que tô mentindo:



Pronto, agora ninguém fica de fora na decoração do Fusca da família (vai dizer que sua família nunca teve um Fusca?)
Agora dá licença que vou ver o Train tocar no BBB, uma prévia do que verei ao vivo, à cores e à som muito alto amanhã, junto com Chimarruts, Shakira, Ziggy Marley e Fatboy Slim. 
Quarta-feira conto como foi... e conto da minha consulta médica, que é quarta de manhã...
Até mais!
Bjs

quinta-feira, 10 de março de 2011

Uma história de amor, superação e conquistas

Oi gentes, eu de novo... tem dias que não escrevo nada, e dias que merecem 2 posts. Hoje é um dos dias que merece mais posts.
Após almoçar meu arroz, feijão e bife de fígado, sentei no sofá pra ver o Jornal do Almoço, na RBS TV. Que ótima surpresa eu tive quando vi a história dos meus queridos amigos (virtuais por enquanto) Maria Clara e Renato ser contada.
Bom, um resumo da história: Maria Clara tem paralisia cerebral, conheceu o Renato numa festa, se olharam, se gostaram e ficaram juntos, apesar de algumas pessoas acharem um absurdo o Renato, rapaz bonito, saudável, casar com alguém com uma deficiência. Pois bem, como ninguém sabe o dia de amanhã, ninguém imaginou que Renato teria Esclerose Múltipla. Nosso amigo Renato tem EM e precisa de ajuda para tudo. No início da história, seria ele a cuidar dela. Mas a vida resolveu dar uma reviravolta e hoje é a Maria Clara que auxilia mais o Renato.
História linda de amor. Amor verdadeiro.
Entretanto, todavia, contudo, não se vive de amor. Quero dizer, amor não põe comida na mesa. E também não faz surgir um equipamento que auxilie a Maria Clara e o Renato na locomoção e transferência do Renato da cadeira de rodas para o sofá, cama, etc. Então, conto a história deles aqui hoje (e olhem os vídeos... vale a pena) para pedir que todos unam esforços e ajudem nossos amigos a ter maior qualidade de vida. O aparelho necessário tem o custo de R$6.000,00, instalado. Acho que a gente consegue juntar essa quantia, né?
Segue os dados bancários:
Banco Itaú / Agência 8253 / Conta 06128-0


Deem uma olhada nos vídeos: (se não abrir direito aqui, porque tá dando pau, olhe nesse link: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/rbstvrs/capa-interna,545,0,0,0,Jornal-do-Almoco.html)








Carnaval Zen

Oi queridos, tudo bem? Como passaram o carnaval?
Como eu disse, fui a um templo budista conhecer o templo e as comemorações do ano novo budista. Adorei!
O lugar é belíssimo. E as construções do templo enchem os olhos. Lindo demais.
Não sei se é porque fica no alto de um morro, ou por ser um templo de oração, ou as duas coisas ao mesmo tempo, mas é um lugar que dá uma paz imensa. Um sentimento de gratidão pela vida.
Conheço pouco o budismo. Sobre o budismo tibetano o que eu sei aprendi com Sete Anos no Tibet (aquele filme lindo com o lindo Brad Pitt) e com os textos do Dalai Lama. E posso dizer que boa parte dos ensinamentos budistas servem para todos. Até para aqueles que não acreditam em nenhum tipo de deus.
Pensamento positivo e felicidade! Segundo o Dalai Lama, manter pensamentos positivos e de compaixão, trazem felicidade às nossas vidas. E alguém duvida disso?
Nem vou falar mais ainda sobre pensamento positivo, porque é o que eu vivo dizendo aqui que todos precisamos.
Se você se interessou por conhecer esse templo específico, que fica em Três Coroas (na Serra Gaúcha: http://kl.chagdud.org/), é muito fácil de chegar. E além de ser fácil de chegar, é totalmente acessível. Apesar de ser um morro, e precisar de um certo esforço para caminhar por lá, todo o caminho é adaptado para que nenhuma cadeira de rodas trave em nenhum cantinho. Mas prepare-se, tem que caminhar muuuito. Posso dizer que ao voltar, parecia que um trem tinha passado por cima de mim. Mas valeu a pena.
Bandeiras de oração
O que eu mais gostei: as bandeiras de oração. Além de dar um efeito visual lindo, fazem um barulhinho ao vento inexplicável.
Até mais!
Bjs
"Não pise nas formigas"

sábado, 5 de março de 2011

Aproveitem o carnaval...

Oi queridos, tudo bem?
Hoje não tô muito boa não. Essa EM me fez até chorar hoje. Não muito. Um pouquinho (lembram que eu tenho a regra dos 5 minutos? Não me permito chorar mais que 5 minutos por conta da EM... mecanismo que eu criei pra não cair em depressão desnecessária).
Acordei enxergando mal, e foi piorando, piorando. Vocês sabem como é, quanto mais se força a visão, mais turva ela fica. Quer dizer, vocês que tem alguma lesão que atinge a visão, como eu.
Mas não chorei de tristeza não, foi de raiva mesmo. Porque quando me dá isso e eu não tenho nada pra fazer além de ver a Sessão da Tarde (e atualmente O Clone), tudo bem, não me incomoda. Mas eu aqui, cheia de coisa pra fazer, livro pra ler, texto pra escrever e os olhinhos desse jeito. Não dá né.
De qualquer forma, fiquei de molho, pra não piorar. E agora, no finzinho do finzinho do dia, consegui identificar melhor as letras no computador pra poder escrever.
Quero desejar a todos um ótimo feriado de Carnaval. Tanto para os que vão sambar até cair, quanto aos que fogem de toda e qualquer muvuca carnavalística.
Se forem dirigir, não bebam. Se forem beber, me convidem. E não se esqueçam, o mundo continua sendo o mesmo e a vida não acaba na quarta-feira de cinzas, então, vamos com calma. Aquela história de que o que se faz no carnaval fica no carnaval se vai por água abaixo se você beber e provocar um acidente ou esquecer de usar camisinha (aquela coisa que as pessoas que fazem sexo usam... lembram? hahahahaha).
Amanhã eu vou aproveitar o carnaval e renovar as energias espirituais no templo budista tibetano de Três Coroas... e domingo, segunda e terça, nem Deus sabe... hehehe
Feliz Carnaval a todos!
Aproveitem com juízo!
Até mais!
Bjs

quarta-feira, 2 de março de 2011

Tireóide do Fenômeno


Oi gentes, blz?
Pois bem, de volta à vida real. Nesses dias em que estive praticando nadismo, muitas coisas importantes aconteceram no mundo. Um ditador caiu no Egito, outro diz que não sai de jeito nenhum na Líbia, mas nenhuma notícia bate a da aposentadoria de Ronaldo Fenômeno. Sim, apareceu tanto na TV que fica no mesmo nível de notícias da política internacional.
Enfim, acompanhei pela TV a despedida desse jogador fofo (no sentido de gordo, e não de meigo). E vendo a coletiva dele de imprensa vi que temos algo em comum: o hipotireoidismo. Juro, rolei de rir quando ele disse que estava gordinho por conta do hipotireoidismo. Até parece que não existe tratamento né?
Eu descobri meu hipotireoidismo em 2009 (posts: http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com/2009/08/pulgas-e-piolhos.html e http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com/2009/08/tal-da-tireoide.html), e logo que comecei o tratamento melhorou tudo, rapidinho. Vai ver o pobrezinho não tinha dinheiro pra comprar uma caixa de remédio por mês... :-P
Sério, a despedida dele estava indo bem. O discurso estava legal. Até ele me chegar com essa desculpa esfarrapada pra ser gordo.
Hipotireoidismo ajuda a engordar? Sim, ajuda. Eu mesmo engordei um tanto e não conseguia emagrecer nem por decreto antes de começar o tratamento. Mas é só se tratar (e fechar um pouquinho a boca) que tudo volta ao normal.
Ele podia ter ficado quieto. Podia não ter falado sobre a própria gordura. Podia dizer que sentia muito prazer em comer porque quando era guri tinha passado fome e agora ele exagera mesmo. Podia dizer qualquer coisa. Menos isso.
Se ele pensou que as pessoas iam dizer: aaaahhh, pobrezinho... é porque ele tem uma doença. Não colou! Até porque, muitas, mas muuuuitas pessoas no mundo todo tem essa mesma disfunção e vivem tranquilamente. De despedida emocionante para piada internacioanl. Ou vocês acham que só no Brasil que fizeram piadinha com a desculpinha dele?
Que hipotireoidismo que nada... ele sofre é de hipergordismo mesmo.
Deixando o Fofômeno em paz, gostaria de reforçar que todo esclerosado deve fazer exames hormonais regularmente, porque as doenças auto-imunes hormonais tem sintomas muito parecidos com a EM. Aí, às vezes a gente acha que está se sentindo mal por conta da EM, mas na verdade é outra pereba incomodando.
Bom, acho que os dois quilos que engordei na praia foi por causa da tireóide....
hahahahahahahahahahahahahaha
Até mais!
Bjs

terça-feira, 1 de março de 2011

De volta do paraíso...

Oi queridos amigos, tudo bem com vocês?
Estou novamente no conforto da minha casinha. Mas confesso que preferia estar no conforto da minha prainha. Tudo bem, não podemos ter tudo que queremos sempre. Esses 20 dias de praia já me fizeram um bem danado.
Hoje estou ainda meio "bagunçada". Não anotei a placa do caminhão que passou por mim, mas tenho uma porção de coisas pra organizar enquanto meu corpo e cérebro se acostumam com a vida real.
Por enquanto, quero dizer que senti falta de escrever aqui. E anotei muitas coisas durante os dias em que estava na praia pra poder contar algumas aqui pra vocês. Aos pouquinhos vou postando tudo, eu prometo.
Durante esses dias, fui acompanhando os comentários deixados por vocês aqui no blog, e quero agradecer por vocês manterem o blog vivo nessas minhas férias. Ah, e também dar as boas vindas aos que chegaram nesses dias. Aos poucos vou respondendo os emails também. Só peço um pouco de paciência...hehehe.
Bom, no geral, o saldo da praia foi positivo:
- mais de 500 fotos;
- 3 garrafas de vodka;
- muitos quilos de limão;
- 36 latas de cerveja;
- litros de água de coco;
- 2 tubos de bloqueador solar;
- muitos reais a menos na conta bancária;
- incontáveis horas dentro d'água;
- infinitos sorrisos e gargalhadas;
- uns 5 tons de pele mais escuro;
- 2 quilos a mais de pura gostosura...
É, foi realmente muito bom. Agora o negócio é ralar muito durante o ano pra poder repetir a dose em 2012.
Até mais!
Bjs

Em tempo: gostaria de deixar aqui meus sentimentos aos amigos e familiares do escritor Moacyr Scliar que faleceu nesse último final de semana.