terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Vem voar comigo em 2011

Oi gentes, blz?
Estou sentindo um misto de excitação, felicidade e melancolia. É assim todo final de ano. Fico excitada com a idéia da novidade, do ano novo, feliz por ter a oportunidade de mais um ano, mais conquistas, mais desafios, e melancolia pensando nas coisas que se passaram nesse ano que termina.
Lembro como comemorei esse início de ano. Como eu me senti feliz ao saber que 2010 começava, com todos os seus desafios. Com todas as suas mudanças. E hoje vejo que a comemoração não foi em vão. Eu realmente tinha o que comemorar, nesse ano que foi realmente feliz.
Esse ano foi marcado por grandes e também pequenas mudanças. Mudei de casa. Mudei de cidade. Mudei de emprego. Mudei de “estado civil”. Mudei alguns hábitos. Mudei de ares. Nossa, como eu mudei. E como eu continuo a mesma. Só um pouco mais famosa, afinal, saí no jornal, com foto e tudo...hehehe
Não consegui fazer a reunião com os amigos aqui do blog de Porto Alegre. Deixo como meta para 2011. Ainda quero reunir todos vocês que me acompanham e me deixam felizes com suas conquistas.
Ah, e além de novos leitores, o blog também terá novos bebês. Sim, a dona cegonha passou aqui pelos seguidores do blog e deixou algumas sementinhas de vida por aí. Ano que vem será o ano de publicação de fotos de bebês lindos e cheios de vida, que eu amo desde o momento em que as queridas leitoras me avisaram sobre a gravidez. Uma delas ainda não posso contar, mas a Laurinha, filha do Felipe e da Tati, eu já posso comemorar por aqui.
Tinha muitos sonhos para 2010. Muitos deles eu realizei. Outros eu deixei pra trás. Alguns eu apenas adiei. E sonhos novos foram criados também.
Existem alguns planos já feitos para 2011, como passar uns dias na praia, tomar Avonex, fazer minha dissertação, mudar o mundo...
Assim como no final de 2009, que eu tinha certeza de que 2010 seria um ótimo ano, tenho novamente a certeza de que 2011 será um ano maravilhoso.
Mas antes que o ano acabe, quero agradecer a todos vocês, queridos amigos por estarem comigo durante esse ano. Agradecer a minha mãe e minha irmã, que me acompanharam nessa mudança de cidade, de casa e de vida. Agradecer minha prima-irmã-amiga-cúmplice Raquel, minha tia-mãe Solange, meu tio-pai Caco e meu primo-irmão Vinícius, por terem me recebido aqui com tanto amor. E aos meus avós, que mesmo com seus quase 80 anos de vida, voltaram a viajar para nos visitar aqui em Porto Alegre. Nossa, amo tanto essa minha família que é até difícil de escrever sem escorrer lágrimas dos olhos. Sem vocês, meu ano não teria sido tão feliz. Meus companheiros de todas as horas (olha que gente linda aí na foto do Natal).

Também quero agradecer aos amigos. Os velhos e os novos. Aos meus amigos de Passo Fundo, que mesmo de longe continuam a me apoiar. E aos novos amigos, feitos aqui em Porto Alegre. Amigos e colegas do mestrado, do Dias da Cruz, da Cadica que me ajudaram em tantos momentos nesse ano e que, certamente, estarão comigo nos próximos anos da minha vida. Não vou citar nomes, porque certamente esquecerei de alguém. Mas de qualquer forma, obrigado.
Hoje, mais do que nunca, vejo que a vida é feita de escolhas. Às vezes fazemos escolhas com certezas absolutas, outras vezes, as escolhas são feitas em meio à dúvidas. Mas a vida é feita de escolhas. Escolhemos todos os dias se seremos felizes ou não, se vamos dar um sorriso ou não, se vamos sofrer com as tristezas ou aprender com elas.
Que 2011 chegue logo, com todas as suas mudanças e reviravoltas. Como será 2011? Maravilhoso. Não importa se terei surtos ou não, se realizarei meus sonhos ou não, se o mundo vai virar de ponta cabeça ou não. Eu acredito que será um ano fantástico e farei de tudo para que realmente seja. Afinal, depende de mim, e apenas de mim ser mais feliz. Frustrações, tristezas e decepções existirão,provavelmente. Mas depende de mim passar por elas com resiliência ou como vítima. Não culpe os outros pelas suas frustrações, decepções ou tristezas. Como eu disse no final de 2009, em 2011 seja o ator principal da sua vida
2011 será um ótimo ano para se viver. Viver com intensidade, vontade, verdade. Viver e levar vida por onde se for. Afinal, ninguém vive sozinho. E é por isso que eu convido vocês a entrar nessa aventura que será 2011 junto comigo. Como diz num vídeo que eu adoro (e está no final desse post), somos anjos de uma só asa, e somente abraçados podemos voar. Em 2011 estarei aqui, de braços abertos para abraçar quem quiser voar comigo.
Antes de acabar o ano ainda vou fazer mais uma mudança, no cabelo. Mas isso eu mostro pra vocês no ano que vem. Esse é o último post de 2010, e eu desejo um ótimo início de ano e boas escolhas pra você!  
Boas festas meus amores!
E que venha 2011!
Bjs

Caminhando e cantando...

Oi amigos, tudo bem?
Estou me sentindo alguns quilos mais gorda depois da ceia de natal, almoço de natal, lanche de natal, janta de natal e churrasco no domingo pós-natal. Mas acho que é só uma leve impressão, afinal, as roupas servem muito bem. E daí que eu só uso vestidinhos largos no verão? Hehehe
Nem ia escrever nada hoje. Ia deixar pra escrever apenas um feliz ano novo nos próximos dias. Mas lembrei dum fato que preciso contar antes que o ano acabe.
Faz algum tempo que eu tenho feito caminhadas no parque da Redenção, que fica há 4 quadras aqui da minha casa. Quando o sol começa a baixar eu coloco minha bermuda, camiseta e tênis, junto os fones de ouvido e saio a caminhar. Já consigo caminhar por uma hora, com um intervalo de 5 minutos na metade do tempo. Pra quem não conseguia chegar à esquina de casa, é uma evolução e tanto.
Além de me sentir muito bem caminhando e utilizar esse tempo para colocar meus pensamentos em ordem, percebi outras mudanças bem visíveis. Há alguns dias, enquanto eu me depilava no banho (é óbvio que eu não me depilo com cera... de dor, basta a EM), senti que tinha algo estranho na minha panturrilha (a famosa batata da perna): ela estava durinha. Primeiro parei e pensei o que seria aquilo. Quando entendi que aquilo ali durinho era meu músculo, fiquei rindo de felicidade.
É, você aí pode ir rindo. Mas fazia anos, muitos anos que eu não tinha a musculatura durinha assim, definida. Como vocês já sabem, quem tem EM, tem a musculatura fraca, e deixar a musculatura definida é um negócio penoso. Deu pra entender porque fiquei feliz em ver meu musculinho?
Não pretendo fazer musculação ou abdominal. Até porque, já tenho o abdômen definido: defini que ele está bem assim, e assim ele vai ficar. Mas ver que meu corpo tá reagindo bem a uma atividade física, é algo que realmente me deixa alegre.
Vou entrar 2011 não apenas com um sorriso no rosto, mas com a panturrilha durinha e com a determinação de continuar caminhando com frequência. Faz bem pro meu corpo e pra minha cabeça. Se você ver uma pessoa caminhando, com fones de ouvido e cantando na Redenção, pode ser eu... às vezes esqueço que existem outras pessoas em volta e canto mesmo. Mal pra caramba, mas canto.
Até mais!
Bjs

P.S.: para os aficcionados em Friends (como eu), eu caminho como a Phoebe faz corridas, sem compasso, sem ritmo, sem se importar com quem está olhando, mas feliz da vida... hehehe

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Feliz Natal!!!

Oi queridos, tudo bem com vocês?
Nesses últimos dias entrei naquele clima meio melancólico do fim de ano.
É sempre assim, nos últimos dias do ano me recolho nos meus pensamentos pra fazer um balanço geral.
Mas antes de acabar o ano, temos ainda o Natal.
Ah, o Natal.
Adoooro o Natal. Dia de festa em família. De escutar as histórias de família. De comer muito, em família. A maior tradição do Natal aqui em casa é passar em família. Podemos fazer qualquer coisa, mas tem que ser todos juntos: irmãos, filhos, primos e avós. Adooooro!
Antes do Natal costumo pensar o que eu fiz de bom esse ano. Como eu comemoro o nascimento de Jesus, o amor e a união no Natal, penso em que presentes eu dei à Jesus durante o ano. E qual é o melhor presente que podemos dar à Jesus? O amor, o amor em seu estado mais puro.
Tá, eu não esqueço também do Papai Noel. O que? Você não acredita no bom velhinho? Problema seu, não sabe o que tá perdendo.
Lógico que eu não acredito que exista um senhor barbudo que viaja o mundo todo em uma noite dando brinquedos às crianças. Mas, para mim, Papai Noel é a representação do carinho que devíamos ter com todos, todos os dias do ano. Então, se você acredita que todos nós podemos amar uns aos outros e tem esperança e sonhos, no fundo no fundo, você também acredita em Papai Noel.
E o que mais tem no Natal além do aniversário de Jesus, do Papai Noel e de muita comida (aqui em casa chega a ser um exagero de tanta comida gostosa)? Presentes.
Eu gostaria de poder dar um presente pra cada um de vocês que passam aqui pelo blog e me presenteiam com seu carinho em forma de palavras. Infelizmente ainda não posso fazer isso.
Eu também gostaria muito de poder dizer aqui: acharam a cura pra EM!
Um dia acho que vou escrever isso. Mas ainda não é o momento. Mas que seria um presentão, seria.
Eu gostaria de ter o poder de realizar os sonhos de cada um de vocês. Como uma fada madrinha. Infelizmente também não tenho esse poder.
Por enquanto eu posso dar somente as minhas palavras, meu carinho e minhas orações de presente. Por enquanto posso apenas espalhar a esperança de que um dia teremos a cura para todas as doenças do nosso corpo. E posso dizer a todos para continuarem sonhando sempre. Sonhando muito. E que tentem ao máximo realizar esses sonhos.
Nos próximos dias vou "sumir" aqui da net. Vou aproveitar muito o tempo que terei com minha família reunida. E é por isso que hoje eu desejo a todos um Feliz Natal. E como o Natal é o período de renovação, de vida, de comemoração, desejo que todos comemorem suas vidas, que é um presentão que temos. Não importa se temos doenças, deficiências, etc. O que importa é que estamos vivos e temos a oportunidade todos os dias de sermos felizes. Então, comemoremos essa oportunidade e sejamos felizes.
Muitas felicidades, alegrias, paz, amor e sonhos à todos vocês!
Ah, adoro essa propaganda de Natal que está no link abaixo. Encho os olhos d'água todas as vezes que vejo. Mas quando eu digo todas, é todas mesmo. Se vejo 3 vezes no mesmo dia, me emociono as 3 vezes. E não acho isso vergonhoso, acho lindo a capacidade que temos de nos emocionar. Então, aproveitem:

Feliz Natal!
Até mais
Bjs

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O que você tem na sua mão?

" A doação de tempo pode ser mais satisfatória que a de dinheiro. E embora não disponhamos da mesma quantia em dinheiro, todos contamos com 24 horas diárias". - Bill Clinton
Li essa frase ontem na Época Negócios (sim, eu leio coisa séria também) e achei que fechou com o que eu queria dizer hoje. O Sr. Clinton tem toda razão.
Em uma época que todos reclamam que não tem tempo pra nada, doar seu tempo é algo tão ou mais valioso que dinheiro. Acha que não? Pensem bem quanto custa pra uma pessoa pobre pagar um curso técnico de costura, de padaria, de qualquer coisa. Se você, que sabe exercer essa tarefa doar seu tempo pra passar o conhecimento adiante, vai doar muito mais do que um pedaço de papel que se troca no mercado por um pedaço de pão. Vai estar doando dignidade e esperança de uma vida melhor.
De que adianta ter dinheiro quando o que se precisa é um carinho?
Pensando nesse assunto, lembrei do email mais triste que já recebi de um leitor do blog, que dizia assim: "a EM não me incomoda tanto quanto a solidão. Se eu tivesse tratado melhor os meus filhos, hoje eu teria a companhia deles. Mas passei a vida toda só pagando as contas deles e esquecendo de ensinar eles a dar carinho."
Esse caso ilustra bem o caso de que ter dinheiro na mão não é tão valioso quanto ter uma outra mão para segurar. O dinheiro vai e volta. As mãos que nos seguram quando precisamos permanecem sempre conosco.
E como que a gente pode ensinar os nossos pequenos a serem pessoas melhores, que tenham tempo para fazer o bem? Dando o exemplo. Como na época de Natal pensamos tanto nas crianças e no mundo que queremos deixar para elas, devemos também pensar em que crianças queremos deixar para o mundo.
Aí você pode me dizer: aaah Bruna, mas eu tenho uma doença, não posso ajudar.
E eu te digo: ninguém é tão pobre que não tenha nada pra dar aos outros. Como disse Bill Clinton, todos dispomos de 24 horas diárias, se dermos uma hora durante a semana fazendo alguma coisa pelos outros, já estaremos fazendo um mundo melhor.
E vou contar um segredo pra vocês: quando a gente se doa, acaba recebendo muito mais do que aquele que seria o "beneficiado" de nossa doação.
Eu vivo dizendo aqui que não podemos nos fazer de vítima e se colocar no papel de coitadinho. E que, quanto menos coisas fazemos, menos temos vontade de fazer, e isso também agrava a doença. Você tem EM e não pode trabalhar em um emprego regular porque as limitações da doença não te permite? Procure alguma coisa que você possa fazer num horário mais agradável pra você. Duvido, mas duvideodó que você não ache nada pra fazer que ajude o mundo a melhorar.
Assim como nós temos doenças como a EM, a humanidade sofre de doenças como o egoísmo, o orgulho exacerbado, a ganância. E adivinha quem é que pode fazer alguma coisa pra humanidade ser mais saudável? Isso mesmo, eu e você. Cada um fazendo um pouquinho.
Há alguns dias, em conversa de bar, um cara me perguntou pra que eu estudava tanto. Eu respondi que é porque eu pretendo mudar o mundo.
Sim, eu sei que é um projeto ambicioso. Mas se eu conseguir mostrar pra uma pessoa que seja, a maravilha que é viver, segundo a minha visão, já estarei satisfeita, porque é de grão em grão que a galinha fica gorda...hehe
Ah, e sem esquecer que, às vezes, temos dentro de nossas casas pessoas que precisam de um pouquinho do nosso tempo. Começar escutando a própria família já é um bom passo para entender melhor os problemas dos outros e buscar soluções melhores do que as que já existem.
Sempre que eu digo que não tenho tempo, minha mãe me diz que tempo é uma questão de preferência. Essa resposta me incomodava um pouco até um tempo atrás. Mas hoje eu vejo que é verdade. Sejamos sinceros, a gente organiza o nosso tempo da forma que melhor nos convém. E, se não acharmos importante reservar um pouco do nosso tempo pra tentar ajudar os nossos semelhantes, realmente não "teremos" esse tempo, porque preferimos não o ter.
Dar dinheiro qualquer um pode dar. E sim, é necessário também. E muito. Mas dar tempo, dar a mão pra alguém se segurar, é algo que só quem tem amor dentro de si consegue fazer.
Até mais!
Bjs

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Não ter...

Oi queridos, tudo bem?
Mais uma segunda-feira. Mas não uma segunda-feira como outra qualquer. É segunda-feira que abre a semana do Natal.
No Natal costumamos pedir muitas coisas: presentes, amor, união, saúde, a paz mundial... Mas ainda acho que agradecemos pouco.
Tudo bem, ter EM é ruim, ter alguma deficiência também é péssimo. Mas vocês já imaginaram o que é não ter? Quando eu digo não ter é não ter nada mesmo: não ter casa, não ter família, não ter alimento...
No último sábado à noite fui ao jantar de natal do albergue do Instituto Espírita Dias da Cruz (que é onde eu evangelizo). Não fui só filar a bóia, é claro. Fui com o grupo da evangelização para cantarmos a música que é o "hino" da nossa casa espírita. Enquanto estava lá na frente no palco com meus colegas, olhei nas mesas o rosto de cada um daqueles homens, mulheres e crianças que estavam ali. Naquela hora estavam todos de banho tomado, roupas limpas e nos olhavam cantar como se aquela canção fosse (e é) uma oração.
Juro gente, me doeu na hora que me dei por conta de que aquelas pessoas teriam naquele sábado uma roupa limpa pra vestir, uma comida quente pra comer e uma cama pra dormir. Mas amanhã, e depois e depois não era uma certeza.
Todos nós temos a grande felicidade de ter uma casa pra voltar, comida a hora que quiser, o conforto de um lar, a companhia de amigos e familiares. E aquelas pessoas? As crianças tem suas mães que as acompanham. Pobres mães que não têm como prover o básico pros seus filhos. A grande maioria vive a lei do cada um por si.
Tudo bem, eu sei que cada um passa pela provação que precisa. Que muitos estão ali porque entraram no caminho das drogas. Mas ainda assim, são seres humanos, iguais a eu e a você.
E sabe do que mais? Eles têm as mesmas doenças que nós, muitos lá eram pessoas com deficiências como muitos que "frequentam" aqui o blog. Ser cadeirante, muletante, surdo, mudo, cego já é difícil nesse mundo, mesmo quando temos condições de nos tratar e procurar ajuda. Ter uma deficiência e ainda por cima não ter casa, comida e família, acredito que seja mais difícil ainda.
Por isso hoje eu agradeço por tudo o que tenho. Até pela EM. Que apesar de ser mega ruim de ter, me ensinou a ver a vida de uma forma diferente.
Ah, quem quiser colaborar com as atividades do Dias da Cruz de Porto Alegre, que mantém o albergue com capacidade para 100 pessoas por dia, sem fechar nenhum dia, é só entrar aqui no site: http://www.ie-diasdacruz.org.br
Aceitamos doações de materiais, dinheiro e tempo. Sim, de tempo. Trabalho voluntário ajuda quem faz e quem recebe. Mas isso é assunto pra outro post.
Até mais!
Bjs

sábado, 18 de dezembro de 2010

Se for dirigir...

Oi amigos, tudo blz?
Sim, ando escrevendo pouco. Graças a tudo, estou super ocupada embrulhando presentes, procurando lembrancinhas, tomando choppinhos com os amigos pra comemorar o fim de ano, etc.
Aí, o tempo pra ficar sentada na frente do PC fica parecendo cansativo. Mas penso no blog todos os dias, e vou anotando as idéias de textos em papéizinhos pra escrever assim que o PC me parecer mais atraente.
Bom, entretanto, todavia, contudo, não posso deixar de pedir a todos que pooooor favor, se cuidem nesse fim de ano. Todos os dias abro o jornal e leio sobre jovens que perderam a vida após festas de despedidas de ano, por conta da mistura de álcool e direção.
E vocês sabiam que, a grande maioria das pessoas com deficiência física no mundo, tiveram suas deficiências adquiridas entre os 18 e 35 anos, por conta de acidentes de trânsito? É verdade.
Então, vamos cuidar do nosso lindo corpinho. Não digo pra não beberem, até porque, eu bebo. Mas peguem um táxi. E vamos tentar beber menos, porque sofrer um acidente é horrível, mas fazer fiasco bêbado também não é legal.
Pensando nisso, deixo pra vocês o vídeo que meu amigo Jeferson me mandou por email, e que, sim, é chocante, mas é a realidade. Nesse natal e fim de ano quero apenas comemorar a vida e quero que você comemorem comigo, conscientes e com saúde!
Lembrem: se for dirigir, não beba... e se for beber, me convide! ;-)
Aproveitem o vídeo:

Até mais!
Bjs

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O poder das palavras

Oi gentes, blz?
Tá, chutei o pau da barraca. Passei muitos dias sem dar sinal de vida por aqui. Mas eu sei que vocês entendem as férias que eu dei pra minha cabeça. Tão bom praticar o nadismo...hehehe.
Na verdade não nadismo nadismo total, afinal, natal tá chegando. Aqui em casa já está tudo decorado, bonitinho, com pinheirinho, guirlanda e presépio. Sim, eu adoro o natal, a casa cheia de enfeites e esse espírito de ajuda ao próximo.
O que eu detesto nessa época do ano é a correria doida das pessoas por presentes, presentes e mais presentes. Tá, ganhar presente é ótimo, mas não é o essencial.
Como sou cristã, comemoro o nascimento de Jesus na data do natal. E por isso, o menos importante é o presente. O mais importante é a união da família e a troca de sentimentos e pensamentos positivos.
E como eu tenho isso de sobra, e sei que vocês também, faço o convite para participar da campanha  Doe Palavras, divulgada nos comentários do último post.
Você não tem dinheiro pra doar pra nenhuma instituição? Não tem tempo de sair comprar um brinquedo pra uma criança? Não tem disposição pra visitar pessoas em hospitais e orfanatos? Não tem problema, aposto que você tem uma ou duas palavras bonitas pra dizer a quem está precisando delas. As mensagens deixadas no site: www.doepalavras.com.br são passadas a pacientes de hospitais (Instituo Mario Penna, que atende pacientes com câncer). Eu achei a idéia muuuito boa.
Já passei datas festivas em hospital e é um saco. Todo mundo festejando em casa e você lá, de pijama deitado na cama. Vamos colaborar com nossos irmãos que não vão poder estar em seus lares nesse natal. Vamos enchê-los de amor, paz e esperança! Afinal, quantas vezes uma palavrinha não foi o suficiente pra nos tirar do sufoco? Aquele "parabéns", aquele "muito obrigado", aquele "vai lá, tu consegue", aquele "te amo", aquele "tudo vai dar certo", aquele "não se preocupa, tô do teu lado"...
Não precisa ser um grande poeta ou exímio escritor pra dizer palavras de alegria e amor, basta ter um coração capaz de amar, com bondade e vontade de ajudar.

Doe Palavras from RC Comunicação on Vimeo.

Até mais!
Bjs

P.S.: quem vai comprar presente pra esclerosado, dá uma olhada aqui no post sobre o que NÃO comprar pra quem tem EM:http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com/2009/12/escolhendo-o-presente-do-esclerosado.html?showComment=1261068741554

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Comemorando

Oi queridos, tudo bem?
Bom, vou começar dizendo que estou ótima! Sim, vou me exibir e exibir toda a minha felicidade...hehehe
Ontem foi meu último dia de aula nesse primeiro ano de mestrado. E foi fechado com chave de ouro. Meu muito obrigado a todos os colegas que escutaram meu projeto durante o ano todo e contribuíram para que ontem ele só ganhasse elogios. Fico orgulhosa da minha filhota (sim, a dissertação já é um ente querido, e como sou eu que faço, é como uma filha...hehehe).
Por conta disso, vou falar mais uma vez da importância de não desistirmos daquilo que queremos pras nossas vidas.
Há alguns dias fiquei vendo Sessão da Tarde, um filminho que eu adoro, Duas Vidas, no qual o personagem, depois de adulto, se encontra com ele mesmo aos 8 anos de idade. Lindinha a história. Mas fiquei desolada por alguns minutos. Não conseguia lembrar o que eu queria ser quando eu tinha 8 anos.
Me lembro duma vez uma professora me perguntar o que eu queria ser quando crescesse, e lembro que respondi que eu ia ser eu oras, não ia mudar só porque cresci. E sabe que eu não poderia ter mais razão na minha resposta? Eu continuo sendo aquela bugrinha fofinha, teimosa, que acha o mundo lindo e que acredita nas pessoas.
É, ao contrário das crianças de hoje em dia, não me preocupava com que profissão seguiria. Comentando sobre isso com minha mãe, ela disse o seguinte: filha, é que tu poderia ser o que tu quisesse!
Viram daonde saiu todo esse pensamento positivo sobre a vida? De mamãe. Desde sempre ela me mostrou que eu podia ser o que eu quisesse, bastava eu querer e trabalhar pra isso.
Decidi que profissão seguiria 3 dias antes da inscrição no vestibular. Não poderia ter feito escolha melhor.
Há dois anos decidi que seria pesquisadora, faria mestrado, doutorado e tudo mais. Primeiro porque sou curiosa demais pra esperar que outros achem as respostas pras perguntas que eu tenho. E segundo, porque acho que tenho capacidade de passar esse conhecimento adiante.
Pois não é que hoje estou aqui, contando sobre o meu primeiro ano de mestrado? Coisa que há um ano atrás era sonho, hoje é realidade. Como a vida da gente é fantástica!
Se hoje eu encontrasse aquela Bruninha de 8 anos de idade, certamente diria pra não se preocupar. Diria que muita coisa ia acontecer até seus 24 anos (é até onde eu sei né). Não, não falaria sobre a EM. Diria apenas que haveria alguns obstáculos a passar, mas ia dar tudo super certo, porque ela poderia ser o que quisesse ser. Diria que ela seria muito feliz.
Pensando bem, provavelmente já me encontrei comigo adulta durante a minha infância. Afinal, nunca me preocupei seriamente com nada. E tenho dentro de mim a certeza de que tudo vai dar certo.
Até mais!
Bjs

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Resiliência amigos...resiliência

Oi queridos, tudo bem com todos?
Eu acho que deveria ser um pouco mais paciente, mas não tenho muita paciência não. E quer me ver perder a paciência, é pedir que eu tenha paciência. Paciência e calma, duas coisas que eu até tenho, mas não são qualidade que se destacam na minha pessoa.
Paciência, segundo o dicionário é  a “ qualidade de quem sabe esperar”. Ou  “virtude que consiste em suportar dores, infortúnios,  com resignação”. Hmmm, e o que é resignação? Segundo o mesmo dicionário é ter paciência com os sofrimentos. Traduzindo, ter paciência e resignação é saber esperar. Esperar que as coisas passem. Esperar uma solução. Esperar não sei o que. Não sei esperar. Não sei ficar sentada esperando que as coisas funcionem. Paciência pra mim é um jogo de cartas de baralho.
Aí fiquei pensando: sou impaciente pra cara... mas eu passo bem por mudanças, sofrimentos, dores, decepções, etc.  Aí descobri o nome dado a isso: resiliência amigos, resiliência.
Vou pedir licença pro Ctrl+C, Ctrl+V, e colocar aqui um conceito que achei simples e bem elucidativo sobre o termo: a resiliência é um conceito da física, utilizado primeiramente pela engenharia que se refere a capacidade de um material sofrer tensão e recuperar seu estado normal, quando suspenso o "estado de risco". No campo das relações humanas, é compreendido como um processo que excede a simples superação de experiências, já que permite ao indivíduo sair fortalecido por elas, superar, o que necessariamente promoveria a saúde mental. O termo Resiliência, vem sendo utilizado como a capacidade humana para enfrentar, vencer e ser fortalecido ou transformado por experiências de adversidade. Tem sido utilizado em psicologia como a capacidade humana de enfrentar adversidades sucessivas ou acumuladas, com o mínimo de disfuncionalidade para o desenvolvimento, agindo com equilíbrio no pensar e no agir. A resiliência pode ser pensada como capacidade de adaptação ou faculdade de recuperação. Uma atitude resiliente significa ter uma conduta positiva apesar das adversidades, ou seja, soma-se à resiliência a capacidade de construção positiva, superação, re-significação dos problemas, flexibilidade cognitiva.
Então, a partir de agora desejo a todos não que sejam pacientes, nem resignados, mas resilientes meus amigos, resilientes. Claro, paciência e resignação são importantes em algumas situações, mas resiliência é importante sempre.
Tomou um pé na bunda? Descobriu que tem EM? Descobriu que além de EM tem outras perebas? Descobriu que vai ter que tomar injeções todos os dias ou 3 vezes por semana, ou uma vez por semana? Descobriu que não tem como fugir das situações que você não gosta? RESILIÊNCIA!!!!
É da resiliência que nasce meu otimismo, minha forma positiva de ver a vida. 
The show must go on...
Bom início de semana a todos!
Até mais!
Bjs

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Muitas mulheres...

Oi queridos, tudo bem?
Estava eu aqui, preocupada com a nova novela do Avonex (sim, vou ficar imaginando como vai ser até o dia em que o dito cujo do remédio chegar), quando peguei o jornal e descobri que o IBGE e seu Censo só servem pra tirar as esperanças das pessoas...hehehehe
Brincadeirinha! Mas ter 50% a mais de mulheres do que de homens no meu estado, é algo broxante. Pensem bem, em Porto Alegre existem 755.917 mulheres para minguados 654.022 guris. Descontando os gays, menores de idade e os problemáticos, sobram poucos. Já havia chegado a essa conclusão há alguns dias, quando saiu o resultado da pesquisa. Hoje, lendo a coluna da Claudia Tajes na Zero, só confirmei.
Dizer que tem mais mulher que homem em Porto Alegre fica óbvio quando saímos nas ruas. Reproduzindo um parágrafo da coluna: "Com todo respeito aos pesquisadores do Censo, isso a gente já sabia. Basta ir a qualquer bar, cinema ou missa que a superioridade numérica feminina se mostrará em todo o seu encanto. Às vezes, amigos que vêm de outros lugares pedem para voltar a Porto Alegre depois de falecidos. A cidade seria ainda melhor que o paraíso, com 20 mesas lotadas de loiras, ruivas, morenas e negras na mesma pizzaria".
Não, isso não é um texto de uma mulher desesperada. Mas, conversando com amigas, todas bonitas, inteligentes, bem resolvidas, nos perguntamos onde estão os homens prontos para serem companheiros nessa cidade? Bom, pelo visto, a quantidade em número já é pequena, descontando os gays, os que não tem as qualidades específicas que cada uma busca e mais alguns itens, sobram poucos mesmo gurias.
Tudo bem que homem não é tudo na vida, mas é uma ótima parte. Acho que os meninos pensam a mesma coisa sobre as mulheres.
Indo a um ponto que nos interessa, o que me deixa feliz, é que, diferentemente de uns 10 anos atrás, percebo que os namorados e namoradas aceitam melhor as deficiências de seus amados. Lembro que há pelo menos 5 anos atrás as pessoas tinham medo de contar que tinham EM aos seus companheiros. Hoje em dia, a maioria já sabe da EM antes mesmo de começar o relacionamento, o que eu acho justo. A gente precisa ter ao nosso lado alguém que no mínimo entenda o que temos e pelo que passamos.
Bom, o IBGE nos deu um banho de água fria, mas tudo bem, tá tão quente que água fria não faz mal. Aliás, água fria é até bom nessas situações...hehehe
No texto da Cláudia, ela sugere às meninas: "para quem é do tipo que corre atrás dos seus objetivos, a rodoviária é logo ali", se referindo às cidades que tem mais homens que mulheres.
Eu sugiro o contrário: meninos, Porto Alegre é demais e super hospitaleira! Hehehehe
Até mais!
Bjs

P.S.: esse é mais um Censo sem sabermos quantas pessoas com deficiência temos no país. Uma vergonha!